Page 11 - CA_102

This is a SEO version of CA_102. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
11
Revista Abrada | Edição 01 | Outubro 2011
Novo chassi com sistema que
reduz emissões
A
Agrale apresenta ao mercado chassis para Micro e Mi-
dibus desenvolvidos de acordo com a nova fase do
Programa de Controle de Emissões Veiculares – PROCON-
VE P7, que entrará em vigor em janeiro de 2012.
Os modelos MA 8.7 e MA 15.0 são equipados, respectiva-
mente, com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM Inter-
national MAXXFORCE 4.8 e utilizam o sistema Redução
Catalítica Seletiva (SCR, na sigla em inglês) com a injeção
em catalisador do Agente Redutor Líquido de NOx Auto-
motivo (ARLA 32).
A nova legislação exige a redução de 80% das emissões
de material particulado (MP) e de 60% de óxidos de ni-
trogênio. O SCR faz a redução dos óxidos de nitrogênio
por meio da injeção da substância química denominada
ARLA 32, que tem como base a água e a ureia, dentro do
escapamento do veículo.
Diferencial no mercado
Segundo Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, a escolha
por essa tecnologia ocorreu devido aos benefícios que pro-
porciona na diminuição de emissões de óxidos de nitrogê-
nio (NOx) e do consumo de combustível, além de permitir
que o frotista controle e gerencie
melhor o funcionamento do veí-
culo e a sua manutenção.
Produto / Chassi
Chassi com tanque de ureia (ARLA 32), de acordo com a nova
fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares
Maior fabricante brasileira de chassis
leves e líder no segmento há 13 anos, a
Agrale possui uma gama diversifcada
de veículos de 6 a 15 toneladas de
Peso Bruto Total (PBT), com diversos
modelos. De conceito inédito, a família
oferece as opções de motor traseiro,
piso baixo, suspensão pneumática e
transmissão automática.
A marca já forneceu mais de 35 mil
chassis de miniônibus à Volare, principal
fabricante brasileira do segmento.
Para incluir os componentes necessários, diversos estudos
foram feitos para manter a capacidade de transporte de pas-
sageiros. “Colocaremos à disposição diferentes modelos de
chassis para que não haja diminuição no número de poltro-
nas nos veículos, diferencial muito importante no mercado”,
adianta Pedro Soares.