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Revista Abrada | Edição 02 | Janeiro 2012
Por um 2012
A
invasão de área sempre foi um problema que afeta os concessionários de ve-
ículos automotores de todas as marcas há muito tempo. Ultimamente houve
um agravamento desse problema, exatamente por conta das vendas aos órgãos
públicos por meio de licitações.
É sabido que as licitações públicas, especialmente na modalidade de pregões ele-
trônicos, permitem que interessados de todo o Brasil participem do certame, as-
sim uma licitação da Prefeitura de Cabixi de Rondônia poderá ser atendida pelo
distribuidor de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O leque de benefícios é am-
pliado e garantido pela Lei Complementar 123/06 às micro e pequenas empresas,
especialmente no art. 44 que trata do critério de desempate, que proporcionou a
proliferação de criação de empresas fornecedoras com o único objetivo de venda
para órgãos públicos.
Com efeito, essa situação vem criando enormes transtornos no segmento da dis-
tribuição de veículos, tanto para os distribuidores como para as fábricas, embora
algumas entendam que o problema não lhe diz respeito.
Sabe-se que esse tipo de venda caracteriza-se como invasão de área que afronta a
Lei 6729/79 e a Lei 8132/90, que veda a venda de veículos automotores fora da área
demarcada de cada distribuidor. Não obstante a ilegalidade desse procedimento,
ainda é mais grave a desorganização do sistema com negativos reflexos para o
órgão licitador, para a marca do produto e para o distribuidor invadido.
Nas vendas ao mercado em geral o distribuidor é quem faz as vistorias de entrega
e o pós-venda, o que não acontece com o vendedor ganhador da licitação que,
estando a milhares de quilômetros, simplesmente fornece a nota fiscal e manda,
sabe lá como, o produto até o órgão licitante. Certamente esse produto não terá
o procedimento normal indicado de entrega e acompanhamento. Tendo em vista
que todos são prejudicados, cabe uma reflexão das partes interessadas a quem
deixamos este alerta.
Aproveite essa edição da
Revista Abrada
para se interar de outros assuntos refe-
rentes à Rede e aos produtos Agrale. A nova linha de caminhões é o grande lança-
mento do ano, que certamente acarretará em bons negócios para concessionárias
e clientes. Descubra também as revendas que se destacaram em 2011 nos quesitos
vendas e adequação estética da loja aos padrões Agrale. Neste ano, esteja ao lado
da Abrada em mais esse projeto feito especialmente para você, participando da
revista com sugestões de matérias, fotos e comentários.
Tenham uma ótima leitura e um 2012 recheado de bons negócios e prosperidade!
“A nova linha
de caminhões
é o grande
lançamento do ano,
que certamente
acarretará em bons
negócios para
concessionárias e
clientes”
Antonio Ailton Pezzo Clivelaro
Presidente Abrada
Gestão 2011-12
Editorial
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