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Um breve histórico de uma grande história
O
ano de fundação foi 1962. O nome era Indústria Gaúcha de
Implementos Agrícolas S.A. - Agrisa, a sede foi inaugurada em
Porto Alegre e produzia apenas motocultivadores e motores a die-
sel. Três anos mais tarde, em 14 de outubro de 1965, o Grupo Fran-
cisco Stedile adquiriu o controle acionário da empresa e foi então
transferida para Caxias do Sul, sob a denominação de Agrale S.A.
Tratores e Motores, onde permanece até hoje. Seu grande momen-
to, no entanto, veio apenas em 1968, quando a Agrale lançou o mi-
crotrator 415, de 15cv – a atual linha 4100 –, ummarco no processo
de mecanização da agricultura familiar para a época.
A partir de então, a Agrale estava pronta para iniciar seu processo
de expansão, principalmente para o mercado externo. Foram inú-
meras as parcerias com fábricas e empresas do setor detentoras de
grandes marcas de veículos em países como Itália, EUA, Alemanha,
Argentina, Colômbia e, com isso, foi possível ampliar as revendas
e fábricas, inclusive no Brasil. Primeiro a de tratores pesados, em
1988, depois a fábrica de cabines e componentes, em 1990, e em
1996 foram desenvolvidos os primeiros chassis para microônibus
– que, a partir de 1998 passaram a equipar os veículos Volare, o
que fez da Agrale líder no segmento. 2004 foi o ano de lançamento
das viaturas 4x4 Agrale Marruá para uso das Forças Armadas, bem
como para serviços pesados de mineração, reflorestamento, ma-
nutenção de redes elétricas, etc. Na sequência, em 2007, lançou
o caminhão 13000, iniciou as operações na fábrica da Argentina,
foi recorde em produção e venda de chassi e apresentou o Agrale
Híbrido – ônibus a diesel/elétrico.
Em 2009 comemorou dez anos de liderança no mercado de chas-
si leves e, no ano seguinte, a Lintec Veículos e Motores, uma das
empresas subsidiárias da Agrale, passou a ser responsável pela
comercialização dos motores da marca e, finalmente em 2011,
como forma de encerrar o cinquentenário e, ao mesmo tempo,
celebrar em grande estilo o início de um novo ciclo de vida, apre-
sentou sua nova geração de Caminhões Agrale 2012, a entrada
da nova motorização Euro 5 nos caminhões, chassis e utilitários
Agrale Marruá e a comemoração da produção de 40.000 unidades
de chassis Volare.
1962
2004
1982
1996
1997
2012
Agrisa produz motocultivadores. A
primeira fábrica, ainda em Porto Alegre
Desenvolvido o primeiro caminhão Agrale
modelo TX 1100, o conhecido “Tio Xico”
Modelo 14000. A nova geração de caminhões
Agrale 2012 com a motorização Euro 5
Lançamento das viaturas 4x4 Agrale
Marruá, destinadas para uso militar
Os primeiros chassis projetados
especialmente para microônibus, que a partir
de 1998 passam a equipar os veículos Volare
Introdução de tratores agrícolas médios no
mercado
de 75 a 85 CV
atual linha 5000
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Revista Abrada | Edição 03 | Abril 2012
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